GOIÂNIA

Quais são os benefícios de aproximar as crianças da música?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Happy smiling boy learning to play the acoustic guitar

 

Arte é capaz de aprimorar o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças

O desenvolvimento infantil é uma das etapas mais importantes da vida humana, e isso é um fato. As atividades educativas durante esta fase da vida fazem toda a diferença nos estímulos cerebrais que beneficiam a cognição e outras habilidades fundamentais, e não à toa, é durante a infância que a brincadeira, além de divertir, também educa e estimula o desenvolvimento cognitivo. E a música é uma destas atividades mais indicadas para unir as duas coisas!

Mas, afinal, quais são os benefícios da música no desenvolvimento infantil? Conheça abaixo!

Estimula a alfabetização e aquisição da linguagem

Os primeiros anos da infância são fundamentais para que a criança aprenda a linguagem falada no ambiente em que vive – essa fase é o que chamamos de aquisição de linguagem. É nesta fase que a criança começa a repetir sons e palavras que os pais dizem, por exemplo, e a fase se estende até, aproximadamente, os 10 anos de idade, quando a criança passa também pela alfabetização.

LEIA TAMBÉM  Justiça condena ex-PM Ronnie Lessa por tráfico internacional de armas

Nesse sentido, o uso da música como instrumento de ensino faz com que a criança desenvolva a linguagem tanto verbal quanto não verbal – elas começam a aprender como armazenar informações, como desenvolver a dicção e a pronúncia das palavras. Na parte escrita, isso se desenvolve com o uso de letras de músicas que as crianças já conhecem, por exemplo.

Aviva a memória e estimula o raciocínio lógico

Outro ponto muito positivo de usar a música no ensino é o fato de que, ao aprender as partes da música, timbres, tempo e tom, a criança começa a desenvolver áreas importantes do cérebro. O raciocínio lógico e a memória são beneficiados diretamente por esse processo. Para se ter uma noção, quando a criança aprende uma música, ela desenvolve a memória sequencial.

Contato com outras culturas

O crescimento da criança para uma pessoa adulta passa por diversas situações que enriquecem a formação sociocultural e também socioafetiva. Nesse ponto, os profissionais formados no curso de pedagogia sabem quanto o contato com outras culturas é muito importante para que o cidadão que está sendo formado tenha uma formação para além da acadêmica.

LEIA TAMBÉM  Cresce população de antas na natureza, no estado do Rio de Janeiro

Como as crianças são curiosas, naturalmente elas começam a perceber os diferentes estilos musicais, as diferentes línguas que são cantadas nas canções e, também, o que as canções dizem. Isso estimula o contato com a arte e também com a linguagem, em um encontro que beneficia grandemente a experiência da criança no mundo.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS