GOIÂNIA

Beleza saudável: cosméticos naturais são benéficos para a saúde da pele e do planeta

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

 

Produtos de beleza naturais previnem doenças, trazem uma vida mais equilibrada e ainda são mais amigáveis com o meio ambiente

Independentemente do setor em que atua, nenhum tipo de indústria está isenta de seguir uma operação mais sustentável e favorável ao meio ambiente. Hoje em dia, isso já se tornou uma obrigação de qualquer empreendimento, e vem gerando cada vez mais preocupação entre o segmento de beleza e cosméticos. Não basta apenas oferecer produtos de qualidade para seu público, mas também ser consciente na escolha dos seus ingredientes e no impacto que sua produção pode causar à natureza.

Diante disso, os produtos naturais e veganos vêm apresentando uma popularidade cada vez maior, pois seus benefícios vão além de salvar o meio ambiente. Quem utiliza cosméticos expõe seu corpo a uma série de substâncias de forma prolongada, onde muitas delas podem até ser prejudiciais para a saúde, devido a sua origem sintética. Por mais que sejam benéficos, o excesso desses componentes pode causar o que é chamado de bioacumulação, quando o corpo não consegue eliminar completamente tudo que deveria, comprometendo o bem-estar do organismo.

LEIA TAMBÉM  Rio de Janeiro cria dia para celebrar fim das restrições contra covid

Os cosméticos naturais resolvem esse problema, pois são fabricados com ingredientes seguros e saudáveis. Seriam os mesmos produtos, porém feitos com componentes de origem vegetal que não agridem a pele, não causam alergias e também não são testados em animais. Não existem conservantes, corantes, parabenos ou qualquer tipo de substância tóxica em sua composição, essas que se fazem presentes em quase todos os produtos convencionais. Quando utilizados de forma individual, podem até ser inofensivos, mas como as pessoas tendem a utilizar vários cosméticos diariamente, o problema é mais complexo.

Os ingredientes vegetais compõem de 50% a 95% dos cosméticos naturais, com o restante sendo complementado por materiais orgânicos ou sintéticos (desde que não sejam tóxicos). Ainda existe a categoria vegana, que não utiliza nenhum componente de origem animal, mas é preciso ficar atento ao rótulo, pois nem sempre um produto vegano é natural, então em alguns casos ele pode não se encaixar nesse grupo de cosméticos saudáveis.

A tendência de substituir o sintético pelo natural também implica em mudanças nos hábitos de cuidados diários. O minimalismo é o que dita esse estilo de vida mais consciente, então esses produtos costumam ser multifuncionais, já visando o uso de menos cosméticos e, consequentemente, menos lixo gerado. Uma coisa leva a outra, e, dessa forma, as pessoas se cuidam mais, sem deixar de pensar no meio ambiente.

LEIA TAMBÉM  PF faz operações conjuntas contra pornografia infantil no Rio

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS