GOIÂNIA

São Paulo tem menos de 40% das crianças vacinadas contra gripe

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
© Rovena Rosa/Agência Brasil

O estado de São Paulo está com menos de 40% das crianças vacinadas contra a gripe. A cobertura vacinal das gestantes e puérperas é ainda menor, de menos de 30%. A campanha de vacinação para esses grupos começou no início de maio e se encerra no dia 24 deste mês.

A vacina contra a influenza está disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Apenas 1 milhão das mais de 2,6 milhões no estado buscaram os postos para se imunizar, ou seja, 39,6%. Já as gestantes e puérperas somam 140 mil pessoas, com 29% deste público vacinado.

“É fundamental que os pais e responsáveis levem os filhos para vacinar, evitando casos graves e até óbitos pela doença. Estamos em um período de baixas temperaturas, quando vemos um aumento nos hospitais dos pacientes com doenças respiratórias. Por isso, é muito importante que pais e responsáveis levem os filhos para vacinar”, diz o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

O total de vacinados contra a gripe no estado é de 7,5 milhões. Os idosos foram os que mais aderiram à campanha: 60% deles foram vacinados. Os trabalhadores da saúde (50,7%) formam o segundo grupo mais imunizado, seguido dos professores (36%).

LEIA TAMBÉM  Covid-19: cenário epidemiológico no Rio apresenta estabilidade

Também podem se vacinar indígenas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências permanentes, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário, urbanos e de longo curso, e trabalhadores portuários.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Saúde

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS