GOIÂNIA

Ministro da Pesca, Pecuária e Laticínios da Índia, Shri Parshottam Rupala, visita o Brasil

COMPARTILHE

A convite do Ministro da Agricultura do Brasil, Shri Parshottam Rupala, Ministro da Pesca, Pecuária e Laticínios da Índia visitou o Brasil de 16 a 20 de maio de 2022 e liderou uma delegação composta por especialistas da pecuária e laticínios e representantes do setor privado .

A Índia considera o Brasil como um de seus parceiros mais importantes e os dois países mantêm uma relação estratégica multifacetada, baseada em valores comuns e ideais democráticos compartilhados. Durante a visita presidencial de SE Bolsonaro em janeiro de 2020, o Brasil, pela primeira vez em sua história, assinou 15 memorandos de entendimento e acordos com um país e decidiu ampliar a cooperação em várias áreas, incluindo pecuária e laticínios, petróleo e gás natural, bioenergia, etanol, comércio e investimento e muito mais.

Ministro Shri. Rupala manteve discussões muito frutíferas com seu homólogo brasileiro Sr. Marcos Montes Cordeiro, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e os dois Ministros concordaram em fortalecer ainda mais os laços mutuamente benéficos.

O Ministro também visitou as instalações da UPL Ltd, empresa multinacional indiana que fabrica e comercializa agroquímicos e também oferece soluções de proteção de cultivos. Hoje, a UPL é a 5ª maior empresa agroquímica do mundo. Ele vem crescendo de forma constante no Brasil e tem ajudado os agricultores a se tornarem inteligentes em relação ao clima e tornar todo o sistema agrícola sustentável.

LEIA TAMBÉM  Paulo Melo diz que não será candidato em 2022. "Em hipótese nenhuma"

Ministro Shri. Rupala também teve reuniões com presidentes da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Prefeito de Uberaba, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e discutiu formas de aumentar a cooperação no setor lácteo por meio de P&D , melhoramento genético e comércio e investimento.

Durante a visita do presidente Bolsonaro à Índia, também foi assinada uma Declaração Conjunta de Cooperação Técnica entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Lácteo (NDDB) e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Em Uberaba, o ministro também visitou o Museu do Zebu e visitou os quatro laboratórios de ponta em genômica e embriões bovinos: ZebuEmbrião, Central de Sêmen e Embriões ABS, Central de Embriões Geneais e Central de Sêmen Alta Genetics. Ele elogiou seu trabalho e saudou seu interesse em aumentar a cooperação para parcerias mutuamente benéficas nas áreas de pecuária e setores afins.

Em 2016 foi assinado um MoU entre o Departamento de Pecuária e Leite (DAHD) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Nesse contexto, o Ministro também visitou o centro de pesquisa da Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora e ressaltou a necessidade de finalização antecipada e implementação de um plano de trabalho no âmbito do MoU. O treinamento de profissionais indianos no Brasil em tecnologia de fertilização in vitro e a identificação de empresas brasileiras para assumir a produção de embriões de fertilização in vitro na Índia são as principais atividades identificadas no plano de trabalho.

LEIA TAMBÉM  Paulo Melo diz que não será candidato em 2022. "Em hipótese nenhuma"

Em Brasília, o Ministro também participou do evento de abertura de cortina para as comemorações do Dia Internacional do Yoga 2022 no Brasil e interagiu com um grande número de professores brasileiros de Yoga.

Para divulgar o Ayurveda, o Ministro também lançou uma história em quadrinhos Ayurveda “Professor Ayushman”, traduzida pela Embaixada da Índia em parceria com o especialista brasileiro em Ayurveda Dr. José Ruguê. Ele também interagiu com vários dignitários de alto nível dos setores público e privado.

Como parte dos 75 anos de Independência da Índia, a Embaixada está organizando uma exposição espacial no Planetário Brasileiro de 21 de maio a 10 de junho de 2022 para mostrar os avanços da Agência Espacial Indiana ISRO. O Ministro inaugurou a exposição espacial em 20 de maio de 2022.

O Ministro também interagiu com a diáspora indiana em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro e prestou homenagens florais às estátuas e busto de Mahatma Gandhi no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

 

COMPARTILHE

RELACIONADAS