GOIÂNIA

Embaixada do Vietnã comemora os 132 anos de Ho Chi Minh – Líder da libertação nacional

COMPARTILHE

 

Hoje 19 de maio se comemora os 132 anos do nascimento de Ho Chi Minh, líder da libertação nacional e social do Vietnã do jugo da exploração feudal, da exploração capitalista e colonialista da França, da exploração imperialista do Japão e da máquina de guerra dos Estados Unidos da América.

Para comemorar esta data, a Embaixada da República Socialista do Vietnã, recebeu os membros da ABRAJINTER e convidados, na ultima terça feira (17), para comemoração dos 132 anos de Ho Chi Minh Líder da libertação nacional, embaixadora Pham Thi Kim HOA, que falou aos jornalistas e convidados presentes sobre a relação entre o Vietnã e o Brasil e a importância dos veículos de comunicação e falou um pouco sobre a história do Vietnã onde também passou o filme War Movie – Hanoi Winter in 1946

A Embaixada tem recebido a cooperação, o apoio muito ativo de todos vocês. Gostaria de reconhecer, valorizar e agradecer tudo isso. Espero que continuemos ter as vossas companhias no futuro”, disse a embaixadora Pham Thi Kim HOA.

Hoje tenho uma honra de falar um pouco da história de nosso Presidente Ho Chi Minh. Pela primeira vez, para alguns aqui presente o Presidente Ho Chi Minh, o nosso grande líder, o herói da libertação nacional é uma figura cultural marcante” destacou.

A embaixadora agradeceu a Fabiana Ceyhan, Presidente da ABRAJINTER e aos demais presentes. “Espero também que através de vocês, amigos da Associação Brasileira de Jornalismo da Área Internacional e Diplomática conheçam mais o Vietnã como um país belo, pacífico e cada vez mais dinâmico”, finalizou.

LEIA TAMBÉM  Paulo Melo diz que não será candidato em 2022. "Em hipótese nenhuma"

No cardápio, pratos tradicionais do país como a famosa sopa PHO, e o Rolinho primavera vietnamita foram servidos.

Na oportunidade, a presidente Fabiana Ceyhan e o vice presidente Ueliton Mello da ABRAJINTER, entregou  à embaixadora, o certificado de Honra “Embaixador do Ano”.

Um pouco sobre o Vietnã:

Como todos sabemos, o povo vietnamita sofreu uma longa, árdua e repleta de sacrifícios de luta revolucionária contra a dominação e invasão colonialista e imperialista, a fim de defender a sagrada independência e soberania nacional e para a liberdade e felicidade do nosso povo, no espírito de “Nada é mais precioso do que independência e liberdade“.

A independência nacional associada ao socialismo é a diretriz fundamental da revolução do Vietnã e, ao mesmo tempo, a quintessência no legado teórico do presidente Ho Chi Minh. Através de sua riqueza de experiência prática, combinada com as teorias revolucionárias e científicas do marxismo-leninismo, Ho Chi Minh chegou a uma profunda conclusão de que apenas o socialismo e o comunismo podem responder plenamente à questão da independência nacional e trazer liberdade, bem-estar e felicidade para todos e todas as nações.

O Vietnã tem hoje uma população de mais de 97 milhões de pessoas em 54 grupos étnicos fraternais, 60% dos quais residem em áreas rurais. O desenvolvimento econômico originou o país da crise socioeconômica dos anos 1980 e melhorou notavelmente os padrões de vida das pessoas.

As Nações Unidas reconheceram o Vietnã como um dos principais países a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Em 2019, o índice de desenvolvimento humano (IDH) da Vietnã atingiu 0,704, colocando o país na categoria de alto desenvolvimento humano. Trata-se de uma conquista louvável, especialmente em comparação com países em um nível semelhante de desenvolvimento.

LEIA TAMBÉM  Paulo Melo diz que não será candidato em 2022. "Em hipótese nenhuma"

 

No final todos os participantes receberam um exemplar do livro Sobre o livro Ho Chi Minh vida e obra do líder da libertação nacional do Vietnã.

Ho Chi Minh foi o mais proeminente personagem da história moderna da República Socialista do Vietnã. Em maio de 2020, comemorou-se os 130 anos do nascimento deste líder que organizou e levou à vitória o povo vietnamita diante de três gigantes do sistema de exploração colonial e imperialista: a França, o Japão e os Estados Unidos. A obra se insere na tradição de relatos de grandes experiências históricas de luta pela libertação nacional dos povos oprimidos da Ásia, África e América Latina.

Os textos e discursos de Ho Chi Minh, selecionados criteriosamente e reunidos pelo jornalista Pedro de Oliveira nesta publicação, sintetizam a trajetória do grande líder revolucionário vietnamita e ajudam a compreender o caminho seguido na construção de seu pensamento político, social e ideológico, desde sua formação básica, passando pelas viagens internacionais realizadas por ele, seu período de estudos na França, onde procurou compreender as formas de dominação e exploração dos povos coloniais, e depois a luta titânica empreendida por Ho para conscientizar a maioria das lideranças do movimento comunista internacional quanto à relevância da luta anticolonialista para o próprio desenvolvimento do movimento socialista nos países centrais, e, por fim, seu trabalho prático de organização e direção da luta pela libertação nacional e a construção de uma sociedade moderna e socialista no Vietnã.

COMPARTILHE

RELACIONADAS