GOIÂNIA

Zimbabwe comemora sua data nacional em Brasília

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Em um evento com vários embaixadores africanos, membros do Itamaraty, jornalistas e amigos do Zimbabwe no Brasil, o encarregado de negócios Kossam Mupezzeni comemorou na residência oficial do país, no Lago Sul, os 42 anos de independência, com um almoco típico da gastronomia africana, no dia 19 de abril. Cerca de 100 convidados participaram da festa que foi também uma celebracão das relacões bilaterais com o Brasil .

 

Em seu discurso Kossam Enfatizou as relacões e agradeceu o apoio e a cooperacão comercial do Brasil

“Ao nos reunirmos aqui hoje, desejo expressar nossa satisfação com o nível de relações bilaterais que existem entre a República do Zimbábue e a República Federativa do Brasil, desde o estabelecimento das relações diplomáticas em 1980.

Essa excelente relação também se manifestou em forte cooperação bilateral que construímos juntos. Temos visto as nossas relações crescerem cada vez mais, evidenciadas pelos projetos de cooperação técnica que estamos a implementar no setor agrícola, com foco no desenvolvimento e melhoramento da pecuária e pastagens e na produtividade do algodão.

LEIA TAMBÉM  Embaixador Sergey Lukashevich comemora o “Dia da vitória”em almoço com jornalistas

Há apenas duas semanas, uma missão técnica brasileira esteve no Zimbabw e mais missões estão planejadas para daqui a algumas semanas, incluindo uma que se concentrará na produção de flores para exportação. Na mesma linha, uma missão técnica chegará em breve ao Brasil. O Zimbabwe é um grande exportador de flores, com uma indústria sofisticada que se estende até a Europa através do Aeroporto Schipol na Holanda, além de outros produtos agrícolas que exportamos para o resto do mundo.

Este é o testemunho de uma longa história de cooperação entre nossos dois países amigos. Portanto, é apropriado destacar o valioso trabalho que as universidades brasileiras e instituições de pesquisa como a EMBRAPA estão realizando para aprofundar nossa cooperação bilateral, por meio da excelente coordenação da Agência Brasileira de Cooperação. Tirando lições desse nível de cooperação, estamos confiantes de que podemos fazer mais nas áreas de comércio, investimento e turismo para benefício mútuo. Uma área que oferece espaço para investimento conjunto é a mineração da abundante rocha fosfática no Zimbábue, para a produção de fertilizantes fosfatados para impulsionar nossa respectiva produção agrícola. Já fabricamos fertilizantes, mas não em quantidade suficiente para satisfazer o consumo interno.

LEIA TAMBÉM  Embaixador Sergey Lukashevich comemora o “Dia da vitória”em almoço com jornalistas

Excelências e ilustres convidados, Seria negligente da minha parte não expressar a gratidão do Governo do Zimbabwe aos países amigos que nos ajudaram a lidar com os efeitos negativos das sanções ilegais, que nos foram impostas injustamente pelo Ocidente, na sequência do bem sucedido Programa de Reforma Agrária que o Governo iniciou em 2000. Através do programa, o nosso Governo aumentou as atividades agrícolas comerciais às comunidades anteriormente desfavorecidas. Vimos o rápido crescimento de uma classe média, bem como a melhoria dos meios de subsistência dos pequenos agricultores no processo.” disse o Diplomata .

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS