GOIÂNIA

Liesa lança marca do desfile das escolas de samba do grupo especial

COMPARTILHE

© Divulgação/ Liesa


A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) apresentou hoje (10) a nova marca do desfile das agremiações do grupo especial na Marquês de Sapucaí. É a Rio Carnaval, criada pela Tátil Design para a Liesa. A imagem é inspirada no bailado de uma porta-bandeira e representa a força da comunidade do samba.

O nome adotado dispensa tradução mesmo quando falado em outros idiomas e concretiza um símbolo que traduz a energia da festa, destacando os profissionais do carnaval, responsáveis pela criação e realização da maior festa popular brasileira, indicou o diretor de Marketing da Liga, Gabriel David.

“A Rio Carnaval é uma marca viva e pulsante, que pode se adaptar às cores de todas as Escolas e reagir aos sons se movimentando a cada virada do samba da bateria, representando, assim, o carnaval. Nosso objetivo é mostrar a unidade dos desfiles na Sapucaí, imprimindo neste símbolo toda a magia e encantamento que a avenida proporciona em todos os envolvidos. Além disso, com a marca conseguimos atrair ainda mais os patrocínios, criando oportunidades de investimento na festa, como a criação de uma linha de produtos personalizados”, disse o diretor.

Ícone do carnaval

A Tátil Design montou uma equipe multidisciplinar e ouviu profissionais e amantes do carnaval do Rio, tentando identificar um símbolo que representasse o carnaval de todas as escolas de samba. “Foi quando descobrimos que a bandeira, ou o pavilhão, como os mestres se referem, foi unanimidade, símbolo da origem de tudo”, revelou Alice Gelli, diretora criativa do projeto.

LEIA TAMBÉM  Temporal causa estragos em várias regiões do Rio Grande do Sul 

O processo de construção da marca durou cerca de um ano e envolveu entrevistas com ícones do samba como os carnavalescos Rosa Magalhães e Laila; o comentarista Milton Cunha; o sambista Monarco; além de representantes da Liga, entre os quais Helio Motta, vice-presidente, e Elmo dos Santos, diretor de carnaval.

O diretor executivo da Tátil, Fred Gelli, informou que na Cidade do Samba, foram abertas mais experimentações para o processo de construção da marca, visando entender o que estava por trás desse ícone e qual seria a essência da bandeira. “Estudamos o movimento, o rastro que produz e a magia que ela transmite. Criamos uma marca responsiva ao pandeiro, ao repique, ao tamborim. Desenvolvemos uma programação complexa capaz de gerar variações infinitas da identidade, o que também ajudará a dar vida longa para o projeto”, explicou.

Na avaliação do presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, a imagem Rio Carnaval nasce para repercutir para o Brasil e para o mundo a força da ancestralidade, dos ritmos, das cores, das texturas que fazem o carnaval ser a potência cultural amada e vivida por tantas pessoas. “A magia e a emoção ao ver a escola cruzar a passarela do samba, depois de tantos desafios e dificuldades ao longo de quase um ano de trabalho para colocar o desfile de pé, pode ser descrita como um acontecimento sobrenatural e memorável. A explosão de cores, música e alegria que invade a Marquês de Sapucaí é arrepiante, inesquecível”, assegurou Perlingeiro.

LEIA TAMBÉM  Operação da PF combate o compartilhamento de abuso de crianças

Lançamento oficial

O lançamento oficial da marca, que estampará todo o Sambódromo em abril deste ano, quando estão previstos os desfiles do carnaval, ocorrerá nos dias 26 e 27 de fevereiro, na Cidade do Samba, com o carnavalesco e comentarista Milton Cunha como apresentador. O evento terá a participação das 12 Escolas de Samba do grupo especial, que farão um mini desfile, dando uma prévia do que o público vai poder assistir na Marquês de Sapucaí.

Os ingressos já estão no terceiro lote e custam a partir de R$ 35 para um dia e R$ 50 para os dois dias. Eles podem ser comprados no site. Os camarotes já estão esgotados, segundo informou a Liesa, por meio de sua assessoria de imprensa.

Edição: Bruna Saniele

Fonte: EBC Geral

COMPARTILHE

RELACIONADAS