GOIÂNIA

Projeto Draft e Ideia Sustentável lançam hub de conteúdo dedicado à pauta ESG no Brasil

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Com a crescente necessidade de maior transparência em todas as relações, preservação de recursos naturais e de que as riquezas e o progresso sejam melhor distribuídos entre todos, o tema ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) tem ganhado cada vez mais espaço de discussão e tornou-se pauta prioritária para lideranças que estão atentas ao futuro de seus negócios.

Para contribuir com a transformação ESG no Brasil, o Projeto Draft, uma das mais influentes plataformas editoriais brasileiras devotadas à Inovação e Empreendedorismo, e a Ideia Sustentável, respeitada consultoria de Sustentabilidade, lançaram nesta semana o portal NetZero, primeiro hub de conteúdo dedicado à cobertura dos avanços da pauta ESG no Brasil.

A plataforma se dedicará essencialmente à cobertura dos avanços da pauta nas empresas brasileiras, com foco na intersecção conhecida como innovability, palavra que simboliza a junção de esforços nos campos de inovação e sustentabilidade em prol da transformação ESG. A iniciativa, que nasce na mesma semana da COP26, principal evento global sobre mudanças climáticas, é liderada e tem como sócios Adriano Silva, fundador e CEO do Projeto Draft, e Ricardo Voltolini, CEO e fundador da Ideia Sustentável e da Plataforma Liderança com Valores.

“A plataforma NetZero surge para ser uma referência das melhores práticas empresariais brasileiras no que se refere ao tema ESG. Nós queremos dar visibilidade àqueles que estão querendo fazer a revolução e contar essas histórias ao mesmo tempo em que compartilhamos as melhores práticas. Queremos estimular todos os demais da cadeia a também fazer a coisa certa e a ter uma visão do setor para tomar as melhores decisões. Essa é a nossa principal missão. Realizar um jornalismo de negócio”, explica Adriano Silva, que é fundador e publisher das plataformas digitais Projeto Draft e Future Health.

LEIA TAMBÉM  Plataforma de pecuária leiteira apoia produtores a superar desafios da atividade de forma sustentável e lucrativa

Empresas de diferentes portes e setores têm liderado essa agenda no Brasil e no mundo, contribuindo com seus recursos e experiências para acelerar a transformação ESG. Para dar mais visibilidade ao que essas marcas estão fazendo na área e para compartilhar histórias de forma a inspirar e a instrumentalizar todos os demais stakeholders, o NetZero atuará como um importante agente de engajamento.

Um dos responsáveis pela plataforma NetZero é Ricardo Voltolini, autor de 11 livros sobre o tema e um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial do Brasil, tendo atendido, em mais de duas décadas, 350 empresas.

“O tema sustentabilidade evoluiu e passou a ser mais estratégico, porque impacta no valor dos negócios. Virou um tema de CEO, do conselho, deixou de ser um tema de uma área só e passou a ter metas, métricas e compromissos públicos. Os investidores estão cada vez mais atentos às marcas que estão produzindo impactos positivos e o ESG vem como um novo filtro para a análise de riscos ligados às externalidades dos negócios, riscos operacionais, financeiros e reputacionais. É um tema que veio para ficar e que vai mudar ainda mais a forma como faremos negócios nos próximos tempos”, ressalta Voltolini

LEIA TAMBÉM  Plataforma digital resgata história de bairro no centro do Rio

Trazendo uma referência editorial inédita, o hub irá oferecer um espaço para troca de informação e de conhecimento para todo o ecossistema ESG Brasileiro: líderes e tomadores de decisão nas áreas de Sustentabilidade, Relações com Investidores, Financeiro, Comunicação e Marketing em grandes empresas, empreendedores digitais, investidores, membros de conselhos etc.

A plataforma já conta com patrocínio da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. “Além do aspecto comercial, ter a Klabin como primeira parceira é um endosso valioso de uma marca reconhecida como uma das líderes em ESG no Brasil”, afirma Voltolini.

“A Klabin é uma empresa centenária, de base florestal, que entendeu desde muito cedo a importância de manter as práticas ESG no centro de sua estratégia de negócio. Vemos com excelentes olhos o espaço que o tema tem ganhado em companhias de todo o mundo e, principalmente, na imprensa. Estamos honrados de sermos o primeiro parceiro estratégico dessa plataforma, que chegou para contribuir ainda mais com esse debate tão importante”, afirma Carime Kanbour, gerente de Comunicação, Marca e Reputação da Klabin

NetZero está disponível no endereço https://NetZero.website e contará com atualizações diárias em formato de reportagens, vídeos, eventos on-line, e-books e reports.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS