GOIÂNIA

Goiânia terá a primeira pública de Pumptrack

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

 

O circuito poliesportivo voltado para ciclistas, skatistas e praticantes de BMX, além de ser acessível para utilização sem a necessidade de pedalar ou empurrar, é ótimo para o convívio social de todas as idades

 

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, vai construir a primeira pista pública de Pumptrack, no Centro Esportivo Morada Nova. O prefeito Rogério Cruz, ao lado do secretário dos Esportes, Álvaro Alexandre, autorizou a licitação para a obra cujo investimento virá de uma parceria entre Ministério da Cidadania e a Prefeitura de Goiânia. Com a criação e estruturação da nova Secretaria de Esportes e o anúncio da construção da pista do Pumptrack, a agenda de compromissos com o esporte goianiense está oficialmente aberta.

O que é Pumptrack?

O Pumptrack é um circuito poliesportivo voltado para ciclistas, skatistas e praticantes de BMX, além de ser acessível para utilização sem a necessidade de pedalar ou empurrar. Também é um ótimo espaço para o convívio social, dedicado para pessoas de todas as idades. Além de promover uma forma diferente de fazer exercícios para crianças e adultos, o espaço é referência em inclusão social.

LEIA TAMBÉM  Embaixador Sergey Lukashevich comemora o “Dia da vitória”em almoço com jornalistas

Pista de Pumptrack

 

A pista tem curvas inclinadas e recursos projetados para serem percorridos com os próprios pilotos gerando impulso por movimentos corporais para cima e para baixo. Sua forma original foi projetada para o mountain bike, BMX e skate. Porém, construções de concreto permitem que a Pumptrack seja acessível também para pessoas portadoras de necessidades especiais.

História do Pumptrack

Os parques de skate cresceram bastante ao final do século passado e no início do atual. Como os projetos iniciais eram para pilotos experientes e/ou profissionais, muitos acidentes ocorreram. Foi preciso aperfeiçoar a estrutura física do esporte.

Em 2004, surgiu o primeiro Pumptrack, no estado de Colorado, nos Estados Unidos. De lá pra cá, os Pumptracks estão se replicando pelo mundo e Goiânia agora vai entrar no mapa das cidades com este espaço acessível para todos os públicos.

Arthur Magalhães, da Secretaria dos Esportes

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS