GOIÂNIA

Educação de Aparecida inicia ano letivo de 2021 com aulas não presenciais

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Foto: Rodrigo Estrela

As aulas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental em Aparecida de Goiânia começam nesta quinta-feira, 21 de janeiro. A abertura oficial do ano letivo será na Escola Municipal Parque São Jorge, no bairro de mesmo nome, e contará com a presença do secretário municipal de Educação, professor Divino Gustavo, que, na ocasião, receberá os veículos de imprensa para explicar como será o ano de 2021 para cerca de 48 mil alunos matriculados em escolas, CMEIs, EMEIs e instituições conveniadas com o município.

Neste começo de semestre, a previsão é de que as aulas ocorram seguindo a mesma dinâmica estabelecida pelo Regime de Aulas Não Presenciais, com atividades planejadas e executadas por meio de aplicativos como WhatsApp. O secretário justifica que o retorno das aulas presenciais já possui pareceres favoráveis do Centro de Operações Emergenciais (COE) e do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19.

“Estamos trabalhando na perspectiva de um possível retorno das aulas presenciais a partir de março. De princípio, acreditamos que o retorno presencial será de forma gradual com percentual médio de 30% dos alunos matriculados em cada escola e Cmei de acordo com a Portaria n° 090 publicada no Diário Oficial do dia 10 de novembro de 2020 que estabelece as regras para essa retomada”, explicou o secretário, adiantando que a pasta já criou uma comissão específica para planejar as aulas presenciais com os protocolos sanitários que incluem, entre outras coisas, a aquisição de EPIs.

Vagas em Cmeis

A Secretaria Municipal de Educação abre o ano de 2021 com cerca de 7,3 mil alunos matriculados na Educação Infantil (Agrupamentos I ao V) e possui em seu Cadastro de Reserva uma demanda média de 7,4 mil crianças. A pasta destaca que, para esse ano, está planejada a execução dos projetos de construção de 15 novos Cmeis no município, o que deve ampliar o número de vagas nos próximos anos. Do total, 11 unidades já estão em fase adiantada, com projeto de construção aprovado, aguardando recursos do Governo Federal para iniciação das obras. Já em curto prazo, a Secretaria planeja ampliar a rede conveniada para atender a fila de espera nas séries em que a demanda é mais crítica.

A pasta da Educação conta com 115 unidades educacionais, sendo escolas de tempo parcial e de tempo integral, Centros de Educação Infantil e instituições conveniadas. Oferece aulas do Agrupamento I ao V nos CMEIs e de pré-escola (Agrupamentos IV e V) ao 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas de tempo parcial e integral.

Serviço:


Coletiva de Imprensa – Início do Ano Letivo 2021 – Rede Municipal de Aparecida

Local: Escola Municipal São Jorge

Rua Pedro Gomes S/n° Qd. 23 – Parque São Jorge, Aparecida de Goiânia-GO.

Horário: a partir das 8h30.

Informações: (62) 98170-4975 – Felipe Fulquim, Assessor de Imprensa da Educação Municipal

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS