GOIÂNIA

Ranking coloca Aparecida no topo das cidades mais competitivas do Brasil

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Município é considerado um dos três mais bem-sucedidos na criação de condições que favoreçam o desenvolvimento da cidade

 

Aparecida é uma das três cidades brasileiras que mais criam condições para impulsionar o desenvolvimento do município. A conclusão é do Centro de Liderança Pública (CLP), que acaba de publicar a primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, onde Aparecida figura ao lado de Balneário Camboriú (SC) e Curitiba (PR) na liderança do grupo de cidades com o poder público mais fortalecido.

No ranking, Aparecida se destaca nacionalmente pela avaliação positiva no quesito instituições. É um segmento em que as cidades com melhor colocação carregam as notas mais altas nos aspectos trabalho regulatório das prefeituras, eficiência da máquina pública, boa gestão fiscal e presença ativa da sociedade civil nas ações municipais. Aparecida é o único município goiano entre os cinco melhores desse grupo.

O levantamento do Centro de Liderança Pública projeta Aparecida também como o 9º município do país mais bem-sucedido em sustentabilidade fiscal. Nessa temática, especificamente, são avaliados a dependência fiscal, taxa de investimento, despesa com pessoal e o grau de endividamento da cidade.

LEIA TAMBÉM  Prêmio MELHORES DO ANO: a noite de quem fez a diferença em 2021

Eficiência da máquina pública

A sustentabilidade fiscal é um dos dois pilares que dão base para as notas atribuídas aos municípios no quesito instituições. O outro é o funcionamento da máquina pública, onde Aparecida figura na posição 43, uma colocação de destaque considerando os 405 municípios avaliados, todos eles com mais de 80 mil habitantes.

Para alcançar essa colocação, Aparecida superou outras 362 cidades, obtendo notas mais altas na pontuação do custo da função administrativa, custo da função legislativa, tempo para abertura de empresas, qualificação do servidor e transparência municipal.

“Esse resultado mostra que os nossos governos em Aparecida, principalmente nos últimos 12 anos, com as gestões do ex-prefeito Maguito Vilela, têm um compromisso muito forte com a transparência e o uso racional dos recursos públicos. Já havíamos conquistado colocações bastante expressivas nos índices da Firjan. Agora, esse ranking cristaliza o bom desempenho que a Prefeitura de Aparecida tem alcançado tanto em eficiência da administração pública quanto em sustentabilidade fiscal”, comenta o prefeito Gustavo Mendanha.

LEIA TAMBÉM  Índia sobe para 46ª posição no Índice Global de Inovação

Industrializada, Aparecida atrai empresas de todo o país – Foto: Divulgação

Além de Aparecida, o ranking avaliou mais 15 municípios goianos. Juntas, essas cidades detêm 4,3 milhões dos 7,1 milhões de habitantes do estado. Goiás foi a 9ª unidade da federação com mais municípios avaliados.

Referência para o setor privado

Criado neste ano, o Ranking de Competitividade dos Municípios, que é patrocinado pelo Sebrae, busca gerar diagnósticos e direcionamentos para a atuação dos líderes públicos municipais. De acordo com o diretor-executivo do Centro de Liderança Pública, Tadeu Barros, o ranking “pode representar uma ferramenta bastante útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos, ao estabelecer critérios de atratividade em bases relativas entre os municípios, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento”.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

Sem categoria

Olá, mundo!

Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever! LEIA TAMBÉM  Julio Cesar Ribeiro comemora sanção da